sábado, 16 de agosto de 2008

Depois que revelou Flora como assassina, o público não rejeitou a novela ”A Favorita”. O folhetim segue mantendo ótimos índices de audiência. Nesta quinta, consolidou uma média de 42 pontos
O ”Programa da Tarde” não consegue manter uma audiência estável para as tardes da TV Record. A atração no comando de Maria Cândido, marcou nesta quinta, uma média 5 pontos, registrando um empate técnico com o SBT

TV Globo pode alterar horário do programa "Mais Você"

Desde que começaram os jogos olímpicos, o horário do “Mais Você” tem sido alterado para adequar a grade às transmissões das competições mais importantes. Com isso, em muitas ocasiões, o programa entra no ar mais tarde, enfrenta o tempo todo o “Hoje em Dia” e consegue manter a liderança com uma média de até 11 pontos com pico de 15.Segundo o colunista José Armando Vannucci, já há uma certa movimentação para convencer a alta cúpula da emissora a alterar definitivamente o horário do “Mais Você”. Na Globo também desejam encerrar essa onde de “namoro na TV” e “guerra entre as crianças” que tomou conta da equipe comandada por Boninho.

Jogos olímpicos seguem mantendo Globo disparada na liderança

A TV Globo segue conquistando bons índices de audiência com os jogos olímpicos. Nesta sexta, a seleção brasileira feminina conseguiu vencer a Noruega por 2 a 1, em Tianjin, e garantir sua vaga nas semifinais do torneio de futebol das Olimpíadas.Em termos de audiência, a Globo, segundo dados preliminares, marcou uma média de 13 pontos.

Ibope da Band dobra Globo também cresce com Olimpíadas

Apesar do horário ruim dos jogos - a maioria vai ao ar de madrugada - a Olimpíada de Pequim tem praticamente dobrado a audiência de Globo e Band.Uma semana após o início oficial do Jogos, a Band já assiste sua média diária pular de 2 para 4 pontos. A rede teve um crescimento de cerca de 42% em audiência em relação a uma semana antes do início dos Jogos. Entre as duas emissoras abertas, a do Morumbi é a que está dando a maior cobertura ao evento: chega a dedicar 15 horas de sua programação à Olimpíada.Na noite do último sábado, com a transmissão da ginástica artística (das 23h32 às 0h35), a Band alcançou 10 pontos de média , ficando à frente da Record e do SBT (ambas com 6 pontos no horário). Na Globo, o crescimento em ibope nesse início de Olimpíada foi de cerca de 10%. Mas os jogos do Brasil chegam a triplicar a audiência no horário: as manhãs, que costumam registrar 8 pontos de média, batem a casa dos 16 com a seleção em campo. Já a Record sofre com a queda. Em disputa com transmissões olímpicas, a programação da rede chega a cair 3 pontos.Cada ponto representa 56 mil lares em São Paulo.

Jornal Nacional e Linha Direta são finalistas do Emmy

Pelo segundo ano consecutivo, o 'Jornal Nacional' é finalista do Prêmio Emmy Internacional. A cobertura jornalística do acidente da TAM rendeu a indicação ao prêmio deste ano. Em julho de 2007, durante três dias, o JN foi apresentado ao vivo, a poucos metros de distância do local da tragédia, em São Paulo.Além do 'Jornal Nacional', da TV Globo, concorrem ao Emmy International de cobertura jornalística a ITN, da Grã-Bretanha; a Al-Jazeera, do Qatar; e a Pro TV, da Romênia. Nos últimos sete anos, é a quarta vez que o 'Jornal Nacional' aparece entre os finalistas do prêmio mais importante da televisão mundial. Na categoria 'atualidades', o 'Linha Direta' também é finalista com o especial 'Césio 137', exibido em 2007 - vinte anos depois do acidente radioativo em Goiânia. O programa concorre com a CBC, do Canadá; a SBS/ Endemol, da Holanda; e a Al Jazeera, do Qatar. Também é a segunda vez consecutiva que o 'Linha Direta' recebe indicação na categoria. Os vencedores da 29ª edição do Emmy de Jornalismo serão anunciados no dia 22 de setembro, em Nova York.

SBT comemora reação na briga contra Record. Silvio Santos é comparado a heróis de Guerra nas Estrelas

Atualmente, um projeto sigiloso (ou quase…) é tema de reuniões e trocas de e-mails entre os executivos do SBT de Silvio Santos. Invenção de Daniela Beyruti, filha do apresentador e uma das administradoras da emissora, ele já foi batizado de “O Retorno de Jedi”. Trata-se de uma referência ao filme da série Guerra nas Estrelas, do cineasta George Lucas. O “Jedi” em questão é o próprio Silvio. Assim como Mestre Yoda, o ser verde que guia os cavaleiros do bem na luta contra o vilão Darth Vader, o patrão é o “sábio” que lidera o contra-ataque do SBT à Record. Embrião de uma campanha de marketing, a iniciativa diz algo sobre o estado de espírito na emissora. Depois de dois anos de sangria desatada no ibope, eis que o SBT impôs alguns reveses à concorrente. Com a ressurreição do Programa Silvio Santos, em junho, o apresentador passou a comandar pessoalmente a reação ao crescimento da Record nos domingos. Combinando velhas gincanas a novidades como as participações da garota Maisa (a apresentadora maluquinha do Sábado Animado), a atração recuperou a audiência da emissora no horário – e, de quebra, deu novo fôlego ao até então moribundo Domingo Legal, de Gugu Liberato. A outra tacada de Silvio é a reprise da novela Pantanal (1990). O folhetim da extinta Manchete estreou em junho, de surpresa, e não raro bate a nova aposta da teledramaturgia da Record, Chamas da Vida. O SBT comemora ainda o bom desempenho de sua programação infantil, que inferniza a vida dos bispos nas manhãs.Graças a essas notícias positivas – as primeiras em muito tempo para o SBT –, o humor de Silvio anda que é uma maravilha. E sua filha e braço-direito aproveitou o ensejo para lançar a operação “O Retorno de Jedi”. Daniela contratou um marqueteiro, Edson Giusti (que já cuidou da imagem da apresentadora Angélica), para tocar o plano. Sua primeira providência será investir no “endomarketing”, jargão que designa a propaganda interna para motivar os funcionários de uma empresa. Para reverter o abatimento de seus empregados com a perda do segundo lugar de audiência para a Record, o SBT cogita distribuir a eles adesivos em que se lê: “Sou vice”.Desses novos lances na guerra entre as duas redes, fica patente que são relativas as conquistas recentes da Record no ibope. Com manobras pífias (suas armas, afinal, são só velharias), Silvio Santos abalou uma emissora que investirá 300 milhões de reais neste ano só nas novelas e no jornalismo. Há que se reconhecer, contudo, que a Record ainda tem um bem que falta ao SBT: um plano de longo prazo. Na semana passada, por exemplo, anunciou a compra dos direitos dos Jogos Pan-Americanos de 2011 por 10 milhões de dólares, pegando até a Globo de surpresa. O SBT, por enquanto, depende só dos golpes de um Jedi. Fonte: Marcelo Marthe / Revista Veja

Tudo calmo no 2º SEMESTRE DE 2008

O segundo semestre de 2008 tem tudo para ser um período calmo nos bastidores da a televisão, uma vez que poucos são os novos projetos que devem ganhar forma durante a exibição do horário político. A propaganda eleitoral gratuita começa na terça-feira e vai exigir sacrifícios das emissoras de rádio e televisão, já que provoca redução no tempo de arte, no faturamento do setor e na audiência. Apesar de não ser um período propicio para estréias, na mesma terça-feira, a Record coloca no ar “Ídolos”, reality show que substitui “O Jogador” e, por já contar com o público do game, entra com uma certa vantagem. Em breve, o SBT estreará sua revista eletrônica e o “10 Anos Mais Jovens”. No mais, grandes investimentos chegarão no final de 2008 às vésperas dos especiais de natal e reveillon. Apesar da mesmice, há um lado positivo nessa calmaria: os produtores e executivos terão mais tempo para a criação de novidades.

“Guerra e Paz” bate Record.

O seriado “Guerra e Paz” obteve a sua melhor média desde a estréia. Ontem (15/08), segundo dados preliminares, a série protagonizada por Marcos Pasquim e Danielle Winits obteve 18 pontos de média permanecendo na liderança isolada. No mesmo horário, a Record ficou com 11 pontos e o SBT com 6. O episódio “Boleiros e Barangas” contou com a participação de Marcelo Novaes.

A história se repete

Pelo menos coerência é uma coisa que podemos creditar ao autor de “A favorita”, João Emanuel Carneiro. Em seu trabalho anterior na Globo, “Cobras e Lagartos”, também foi possível observar grandes reviravoltas na história a todo instante. Era como se, uma vez por mês, a novela se invertesse, personagens trocassem de lado e de importância, proporcionando surpresas completamente inesperadas a quem assistia. Numa comparação, podemos dizer que é exatamente o inverso do que ocorre nos trabalhos do Benedito Ruy Barbosa, por exemplo. Quem é bom é bom e assim se mantém até o final. Mas Carneiro, tenta ser fiel ao seu jeito de ser. Em “A favorita”, a mocinha virou bandida e outras grandes mudanças podem vir por aí, ainda mais quando fica evidente a intenção do autor em repetir com as personagens da Deborah Secco e Mariana Ximenes o mesmo drama que atingiu Patrícia Pillar e Cláudia Raia.

Internacional

Zeca Camargo fará uma nova série de reportagens especiais para o “Fantástico”. A agenda ainda não foi inteiramente fechada pela direção do “Show da vida”, mas já se sabe que será realizada fora do Brasil. Assim, são boas as chances do programa ter apenas mulheres na sua condução durante algumas semanas.

Exportando

A Globo vai brigar com a Record também no continente africano. As novelas “Pé na jaca”, “Páginas da vida” e “Amazônia” acabam de ser compradas pela STV-Soico, de Moçambique.

Muito quente

A autora colombiana Juana Uribe (”Dance, dance, dance”) tentou colocar uma nova novela na Bandeirantes. Tentou. Dois motivos impediram o negócio. Primeiro: era de curta duração e não se pagaria; segundo: foi considerada picante demais pela direção da emissora.

Guardado

Quando encerrar a sua participação na cobertura de Pequim, Pedro Bial não fará nenhum outro trabalho na Globo até o começo do ano que vem. Bial deve gozar novo período de férias e só retornar no próximo “Big Brother”.

Sem frente

A novela “A favorita” apresentou a virada, o Ibope está aí, mas agilidade que é bom, nada. O atraso nas gravações preocupa setores responsáveis da Globo, embora alguns dos seus diretores afirmem que a situação está sob controle.

Fica ou não fica

Nos corredores da Bandeirantes, há a informação de que o contrato de Elisabeta Zenatti (Artístico) termina este mês. E sobra pressão devido aos baixos índices de “Água na boca”.

Ufa!

O “SBT Repórter” está gravando programas inéditos. O primeiro no Hospital das Clínicas, outro no Pantanal, mais um com a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Entre outros.

Mudança

O “Domingo espetacular”, da Record, passa por reformas. Criado à imagem e semelhança do “Fantástico”, o programa, perdeu força e deixou de ocupar a vice-liderança no horário. Daí, a necessária reformulação, que chegará ao ar em setembro com novos cenários, quadros, abertura e vinhetas.

Estresse

Rolou um comentário de que Silvio Santos, descontente com os resultados, havia dado férias para os envolvidos na novela “Revelação”. Mas a notícia não foi confirmada pelo SBT. As gravações seguem, mas ainda daquele jeito, com vários atores insatisfeitos.

Sem saída

Está difícil a situação da Adriane Galisteu. Ou renova com o SBT, recebendo muito menos, ou terá sérias dificuldades de se encaixar em outra emissora. A Record já disse que não quer e com a Rede TV! existem problemas do passado. Resta a Bandeirantes, que ofereceu pouco mais de 10% do que ela ganha atualmente.

Você acha que a Record será lider em 2010?

Arquivo do blog

Clima Tempo TV!

Já passaram por aqui...

Maior comunidade de Debate da TV no Orkut.