A emissora veiculou em um programa, sem prévia autorização, que C. seria um dos bebês trocados em uma maternidade de Brusque, em 1984
A emissora sustentou que a notícia se limitou a narrar fatos de interesse público
A Rede Record foi condenada a pagar R$ 36 mil por danos morais por divulgar assunto familiar que causou sofrimento aos autores. Segundo o processo, uma reportagem veiculada em um programa televisivo daquela emissora divulgou, sem prévia autorização, que C. seria um dos bebês trocados na Maternidade Cônsul Carlos Renaux, de Brusque, em 1984. Após essa veiculação, seus pais afirmaram que muitas pessoas, inclusive amigos e parentes, passaram a procurá-los para entender o ocorrido. Desse modo, requereram reparação moral pela divulgação de fato íntimo e restrito ao âmbito familiar. A emissora, por outro lado, sustentou que a notícia se limitou a narrar fatos de interesse público, já que a troca de bebês é considerada crime contra o estado de filiação. Porém, para o relator do processo, a divulgação dos nomes das vítimas ocorreu sem autorização, sendo que a equipe de reportagem sequer ouviu os autores, pois soube do caso pela outra família envolvida no infortúnio.
Redação Bonde
http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-2-7-67-20080827
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
SBT recupera a vice-liderança
O SBT está consolidando pelo segundo mês consecutivo a vice-liderança nacional de audiência - empatado com a Record, que desde o ano passado isolara-se na segunda colocação e buscava fustigar a Globo em busca da liderança.
Em julho, segundo números do Ibope, no horário entre sete da manhã e meia noite, SBT e Record registraram 7 pontos de audiência (A Globo ficou com 20 pontos). Em agosto (até o dia 23), os números se repetiram. Em maio, há apenas três meses, a Record marcava 8 pontos e o SBT, 6.
No horário das manhãs, em que ambas costumavam empatar, a emissora de Silvio Santos também repete em agosto (até o dia 23) a vitória de julho sobre a rede do bispo Macedo: 6 pontos contra 4 pontos. Entre meio dia e 18h, a Record também perde. Desta vez, por 7 pontos a 6 pontos (A Globo ficou com 18 pontos).”
À noite, entre 18h e 22h, a Record vira o jogo e mantém a vice-liderança no, é importante ressaltar, horário mais lucrativo da tevê aberta. Alcança 10 pontos no ibope contra 8 pontos do SBT. Em maio, entretanto, a diferença era de 3 pontos. Neta faixa, a Globo ficou com 31 pontos. Entre 22h e meia noite, o ibope registra um empate entre SBT e Record. Cada uma marca 10 pontos.
Nunca foi tão acirrada a briga pela vice-liderança na tevê brasileira. Embora, a médio prazo possa se imaginar que a Record tenderá a crescer. Por dois motivos, pelo menos. Tem uma gestão mais organizada e focada. Além de muito (muito mesmo) mais dinheiro para investir.
Assim que fiquei sabendo nisso pensei no que os bipos da Record devem ter pensado quando viram isso.
Pois a Record investe anualmente mais de 300 milhões de dóllars, e ser derrubada por uma emissora de reprises não deve ser nada agradável.
Mas tem outro ponto, assim que Pantanal acabar a Record volta a crescer, a não ser que o SBT invista mais, como está fazendo em Olha Você, novo programa que estréia na próxima segunda.
Hoje em Dia promete máquina da verdade com apresentadores e não cumpre
Jornalista e apresentador do Hoje em Dia, da Record, Britto Jr. anunciou durante quase todo o programa de ontem que ele e os demais apresentadores da atração passariam pelo polígrafo, a máquina que detecta mentiras. No entanto, após muito suspense, e para frustração do telespectador, o jornalista disse que a brincadeira com os apresentadores não mais aconteceria, por causa de um desacordo entre entre os apresentadores, a direção do programa e a pessoa responsável pelo polígrafo.
O teste com a máquina da verdade faria parte do programa, que exibia reportagem sobre “mitomaníacos” (pessoas com mania de mentir) e trouxe psicólogo para falar do problema.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da emissora, o técnico responsável pelo polígrafo não quis assinar o termo de autorização de imagem e isso impediu que o teste fosse realizado.
Popularizado nos programas Nada Além da Verdade, do SBT, e Boa Noite Brasil, de Gilberto Barros, na Band, os quadros com a máquina da verdade não costumam mostrar o técnico que a opera. A Record informa que esta seria a primeira participação do polígrafo na emissora. (Fonte: Alline Dauroiz, Estadão).
“Os Mutantes”: ETs chegam à Terra
No capítulo da próxima terça-feira (02), em “Os Mutantes - Caminhos do Coração”, da Rede Record, os primeiros reptilianos chegam em naves espaciais e pousam na ilha. Eles carregam armas que desintegram tudo o que encontram pela frente e possuem aparência humana.
Tati (Letícia Medina) e Marcelo (Leonardo Vieira) vêem reptilianos saírem das naves espaciais. Eles chamam a atenção dos alienígenas, que lançam raios e os perseguem.
TV Globo se mantém como a preferida do público
Uma pesquisa divulgada pela CDN Estudos & Pesquisa mostrou a credibilidade dos veículos de comunicação entre executivos. Realizada entre maio e julho de 2008, a "Pesquisa CDN - Credibilidade da Mídia", comparou dados de 2003 e 2005 para identificar a importância e a credibilidade atribuídas pelos executivos aos diferentes tipos de mídia, o peso de cada um deles na formação de opinião, os hábitos de leitura, o impacto e a repercussão de notícias positivas e negativas, e a avaliação da notícia em relação à publicidade. Para isso, a CDN entrevistou 500 executivos (300 em São Paulo e 200 no Rio de Janeiro), maiores de 18 anos - sendo 62% do sexo masculino e 38% do feminino - que costumam ler jornais, trabalham em empresas industriais, comerciais, de serviços e públicas e ocupam cargos de liderança em médias ou grandes empresas. Entre os entrevistados, 91% concluíram a graduação e a pós-graduação. O estudo percebeu os jornais impressos e a televisão continuam sendo, em relação a 2005, os meios de comunicação com maior penetração entre o público entrevistado, apesar do crescimento de 30% dos sites de Internet e das revistas nestes três anos. o meio Jornal ainda é a mais confiável fonte de informação entre os executivos; a Internet apresentou um aumento acentuado na penetração, mas ainda não é confiável como fonte de informação sobre mercados e empresas. A pesquisa concluiu também a TV Globo, embora tenha experimentado uma queda na audiência, se mantém como a emissora preferida do público.
Televisão:
Em relação às emissoras de TV, o estudo mostrou que os programas das Organizações Globo são os preferidos do público pesquisado: "Jornal Nacional" (72%), "Jornal da Globo" (32%) e "Globo News" (19%) aparecem como os três mais lembrados. Entretanto, o "Jornal da Globo" caiu de 51% em 2005 para 32% em 2008, e o "Bom Dia Brasil" de 35% para 14%.Os canais Bandeirantes e SBT tiveram queda significativa: a Band passou de 48% para 24% e o SBT de 47% para 14%. Já o "Jornal da Record" cresceu de 2% para 11% e o "Jornal da Noite", da Band, cresceu de 1% para 11%.
Jornais impressos:
De uma maneira geral, houve uma queda na leitura de jornais. Individualmente, a Folha de S.Paulo apresentou o maio declínio no hábito de leitura - quase 10% em comparação com 2005, de 57% para 48%. Em 2005, o jornal foi o mais citado no quesito "confiabilidade", mas os índices caíram neste ano (de 29% para 16%), deixando-o atrás de O Estado de S. Paulo e O Globo. Paralelamente, O Globo cresceu 12 pontos percentuais no hábito de leitura.No quesito "Negócios e Mercado", o de maior credibilidade é o Estadão, citado por 21% dos entrevistados como de "tradição e credibilidade da informação, não é tendencioso e tem profissionais capacitados". As menções aos jornais de negócios - Valor Econômico e Gazeta Mercantil - mais do que dobraram, chegando a 37% e 25%, respectivamente. Em confiabilidade", o Valor cresceu 10 pontos em relação a 2005, de 3% para 13%. No item "leitura na empresa", o Valor pulou de 8% Para 28% e ocupou a primeira posição entre os principais jornais. Em segundo lugar, vieram Estadão e Folha, com 24% e, em terceiro, a Gazeta Mercantil, que saltou de 4%, em 2005, para 23% em 2008.
Assinar:
Postagens (Atom)